A segunda proposição diz respeito aos conteúdos culturais subjectivados. O professor deve pensar e propor aos seus alunos conhecimentos interligados, conhecimentos complexos, que eduquem para a vida. Conhecimento complexo não significa aquele complexo que complica, sinônimo de difícil, de inalcançável, inantingível. O complexo na contemporaneidade deve ser pensado/visto como um fenômeno possível, porém que exige de nós esforço nas reflexões, nas relações cognitivas, evitando o senso comum, o pensamento simplista, reducionista.
Conteúdos subjectivados não significam dizer o que o autor disse, mas, ampliar este campo de visão. O que eu digo do que o autor disse? Qual é a minha opinião sobre isso? Auferir significado ao conteúdo trabalhado, ampliar o campo de visão, dialogar com o autor - processo de subjectivação. Como este conteúdo me afeta? O que ele me diz? Como me toca?
Qualquer conteúdo é válido, assim como todas as entradas são boas, o importante é que haja múltiplas saídas.
Estamos falando do desejo como processo de produção. E o desejo é sempre revolucionário porque demanda sempre mais conexão, mais agenciamento. O desejo, ou o afeto, o devir dos corpos, afetar e ser afetado.
A subjectivação é o processo, o modo singular como cada um produz a flexão, a curvatura, ou a dobra de um determinado conteúdo.
Marilda Oliveira de Oliveira
A tapeçaria contemporânea, desde os anos 60 também denominada de "arte da fibra", é uma área interdisciplinar que toma como ponto de partida a tapeçaria tradicional para a interligar com outros domínios do conhecimento, relacionados de modo mais ou menos íntimo com a arte de tecer.
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quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Ideia de Rede - Cartografia
A primeira proposição diz respeito a idéia de rede, é a idéia de interdependência enquanto seres humanos, idéia de aldeia global. Não criamos nada sozinhos e dependemos dos outros para existir. Se levarmos este pensamento para o campo escolar, o conceito se materializa, pois ninguém faz educação na solidão. Assim como não existe nunca um único caminho, existem sempre várias possibilidades, várias entradas, e várias saídas, e somos nós quem vai fazer a trilha. A idéia de rede é oriunda da topologia. O importante da rede são os pontos de conexão, quando os fios se prendem, quando se amarram, ou seja, o nó. A rede não tem forma, nem início, nem fim, ela é definida pelas suas conexões, por seus pontos de convergência e de bifurcação, capaz de crescer por todos os lados e em todas as direções. A rede é sempre aberta, vazada.
Marilda Oliveira de Oliveira
Marilda Oliveira de Oliveira
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